segunda-feira, 13 de abril de 2009

Diluir...

Bebidas alcoólicas e emagrecimento

Nut. Renata Rodrigues

Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia

Ingerir algumas doses de bebida alcoólica em um happy hour ou em uma festa com os amigos pode parecer inofensivo, mas para quem deseja emagrecer pode se tornar um grande problema. As bebidas - principalmente as destiladas - possuem um alto valor calórico e podem colocar em risco todo um programa de perda de peso. Lembre-se: para não abdicar das coisas que gosta, basta fazer algumas pequenas mudanças que irão garantir grandes resultados.

Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar. Cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama. Para se ter uma idéia, cada tulipa de chopp contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês! Para visualizar melhor, imagine só quantos “pãezinhos” você consome em uma noite em um bar ou numa festa.(Maigodi!!!!)

Veja abaixo as calorias de algumas bebidas:

Bebida
Calorias

Cerveja - lata 355 ml
150 cal

Chopp - tulipa 300 ml
130 cal

Cerveja light ou sem álcool 300 ml
75 cal

Caipirinha com açúcar 100 ml
250 cal

Caipirinha com adoçante 100 ml
170 cal

Cachaça 100 ml
230 cal

Batida c/ leite condensado 200 ml
350 cal

Champanhe – taça 125 ml
80 cal

Cuba libre c/ coca light
80 cal

Licor 30 ml
110 cal

Orloff Ice 290 ml
190 cal

Saquê 100 ml
130 cal

Uísque 50 ml 120 cal
Vinho tinto/branco doce 150 ml
210 cal

Vinho tinto/branco seco 150 ml
130 cal

Vodka 50 ml
120 cal


Quando se fala em bebidas alcoólicas e reeducação alimentar, temos que lembrar de quatro dicas essenciais: moderar, substituir, intercalar e diluir.

Moderar: A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, esteja você em um processo de emagrecimento ou não. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência. Embora quantidades pequenas de álcool podem até ser benéficas para a saúde, está bem estabelecido que seu uso freqüente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.

Substituir: Em coquetéis em que é adicionado o açúcar o agravante é ainda maior para quem está em controle alimentar O ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado às batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos.

Intercalar: tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida. Se a intenção é aproveitar os efeitos benéficos do vinho, sempre que possível, substitua-o pelo suco de uva natural. Ele proporcionará o mesmo efeito protetor sobre o coração. Se você tem o costume de beber vinho diariamente, use o suco de uva em dias alternados. Já é um ótimo começo.

Diluir: Use gelo para diluir o uísque ou a caipirinha. Coquetéis mais leves como o mojito (rum, sprite zero, hortelã e limão), cuba libre (rum, coca light e limão) e até mesmo uma mistura de clubsoda e meia taça de vinho também são boas opções.

Usar a criatividade pode ajudar a perder peso sem abrir mão dos hábitos prazerosos. Com bom senso, você verá que é capaz de freqüentar festas, jantar fora e sair para um encontro com os amigos sem colocar em risco todo um programa de perda de peso.


Acho que no meu caso, a ideia de cuba libre eh um boa opção, afinal, acrescentando coca light, limão e gelo, fica mais fraca e consequentemente, menos calórica.

5 comentários:

  1. . eu não bebo nada com álcool, o problema é a comida e chocolate mesmo, risos. o difícil é que ainda tem chocolate perdido para tudo quanto é canto que vou, todos me oferecendo, ô dureza, risos.
    . a minha xará Leila, que está linkada ao meu blog, tb tem dificuldade para se conter com a cervejinha, risos.
    . continue contando comigo.
    . beijinhos mil.
    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Hi !

    Thank you for cool advice:)

    mojito is my favorite:))

    greeting***

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia,querida!

    Desse mal ,não padeço...não bebo nada alcoolico!Menos uma coisa para me preocupar,aleleuia!

    Vim sesejar uma semana muito abençoada para vc!
    Sucesso, perseverança e muito amor!
    Tamos juntas!

    bjks e shalom

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!!!

    obrigada pela visita!!!

    vou-te adicionar no meu cantinho!!!

    beijinhos

    Juh

    ResponderExcluir
  5. . hoje estou passando para dizer que ontem não estive 100% na determinação de recomeçar, mas que hoje é outro dia e a mensagem do dia que posto no blog tem tudo a ver com isso, por isso tomarei a liberdade de postá-la aqui também.
    . beijinhos mil.
    . fique com DEUS.


    Hoje é tempo de recomeçar; lancemos fora a tristeza e o desânimo.

    Somente a verdade nos conduz pelo caminho certo e seguro. Por isso, precisamos suplicar ao Senhor como o salmista, para que Ele nos mostre o caminho certo por onde devemos seguir, para que nada e nem ninguém nos desvie da estrada que conduz ŕ felicidade. "Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvaçăo" (Sl 24). Mesmo que tenhamos entrado por caminhos tortuosos que conduzem ŕ infelicidade, tomemos hoje uma firme decisăo de recomeçar, porque: "O Senhor é piedade e retidăo, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres Ele ensina o seu caminho" (Sl 24). Sempre é tempo de recomeçar, de fazer o bem, de abençoar e de ser verdadeiramente feliz, com Jesus.

    Jesus, eu confio em vós!

    ResponderExcluir